Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Infiltração na coluna melhora 80% dos casos de dor e evita cirurgias e outras complicações
01/06/2011

O procedimento é indicado para hérnias de disco e cervicais, artroses, estenoses, bicos de papagaio, compressões de nervos, lombalgias crônicas, entre outros males

A técnica de infiltrar agentes anestésicos e antiinflamatórios na coluna existe há mais de 30 anos. No entanto, pouca gente sabe da sua real eficácia ou utiliza este procedimento para aniquilar de vez as dores freqüentes nas costas.

Na avaliação do médico João Luiz Pinheiro Franco, neurocirurgião e revisor científico internacional do jornal norte americano de coluna Spine e do jornal europeu de coluna European Spine Journal, a infiltração é uma técnica que tem se mostrado muito eficiente no decorrer do tempo, principalmente com a modernização dos antiinflamatórios, cada vez mais potentes.

Problemas como hérnias de disco e cervicais, artroses, estenoses, bicos de papagaio, compressões de nervos, lombalgias crônicas, entre outros males, podem ser tratados com a infiltração. 

De acordo com o médico, a técnica não exige cortes na pele e evita a ingestão exagerada de antiinflamatórios via oral, o que pode prejudicar sensivelmente o aparelho digestivo. “O procedimento segue os padrões anatômicos do paciente, tendo como base exames preliminares de raios-X ou tomografia. A agulha, milimetricamente direcionada no local da inflamação, injeta o anti-inflamatório e assim desinflama diretamente o nervo”, comenta Dr. Pinheiro Franco.

Segundo o especialista, há melhoras progressivas e substanciais com a infiltração. A média de aplicação é de 3 a 5 vezes, dependendo do grau de inflamação do nervo e com intervalo médio de um mês. “Não podemos precisar um percentual. No entanto, a técnica produz melhora substancial em mãos de 80% dos pacientes. Muitas vezes, apenas uma aplicação resolve o problema”, prevê o médico.

O procedimento é contra-indicado apenas para pessoas com glaucoma.

Sugestão de Fonte
Dr. João Luiz Pinheiro Franco / Clínica Pinheiro Franco

Mais Informações
Oficina de Mídia
Tels (11) 2219-2433
Maurício Santini (11) 9224-8737
Solange Melendez (11) 9232-9712


Fonte: