Editorial da Revista Simpro Hospitalar

Edição nº 137

A ILUSÃO DO HOME OFFICE DURANTE A PANDEMIA

Esta modalidade de trabalho imposta pela pandemia em função do aparecimento do vírus letal, o qual foi batizado de COVID 19. Mas vamos nos ater ao resultado desta modalidade de trabalho, porque também não tem mais nada a comentar sobre esta pandemia.

Algumas empresas que já tinham atividades em home office tiveram facilidade na adaptação com esta modalidade e tiveram sucesso significativo no desenvolvimento dos trabalhos nesse período.

Porém, uma grande maioria teve que se adaptar muito rápido (e sem expertise) à esta modalidade, que foi a única maneira que encontraram para continuar funcionando porque não havia outra forma de sobrevivência.

Com o distanciamento dos colaboradores e a falta de estrutura de trabalho presencial, a produtividade foi se deteriorando e perdendo a integridade, gerando um comprometimento dos controles.

Após quase dois anos inicia-se o retorno do trabalho presencial.

Nesta retomada notamos os colaboradores um tanto sonolentos, com uma grave desconexão das rotinas de trabalho e seu confuso comprometimento com a empresa.

O que notamos é que esta modalidade de trabalho mesmo caindo bastante a produtividade manteve a maioria das empresas funcionando, porém agora haverá a necessidade de readaptação da força de trabalho e um investimento significativo para retornar-se aos padrões de produtividade de antes da pandemia.

São nossas considerações analíticas do quadro que se apresenta hoje.