Editorial da Revista Simpro Hospitalar

Edição nº 148

BRASIL COLÔNIA NO SÉCULO XXI


Há vários países nas américas com várias diferenças significativas entre eles, nas áreas de educação, segurança, política, aplicação de recursos e principalmente estruturais.

Mas para não ser extenso, estas diferenças acima citadas e tantas outras, sofrem uma divisão de foco e desenvolvimento. Pois, são propriedade dos países da América do Sul e Central. Os países situados na América do Norte não possuem estas diferenças por uma proposta diferenciada desde sua fundação.

Para simplificar o processo de análise, tomamos o Brasil na América do Sul, ou seja, hemisfério Sul, e o Estados Unidos da América na América do Norte, ou seja, hemisfério norte.

O EUA em sua criação foi povoado por protestantes que vieram da Inglaterra, onde sofriam um processo de perseguição e foram para a América com objetivo de criar uma nação onde seria sua pátria.

Já o Brasil como toda a América Latina foi ocupado por portugueses e espanhóis que fizeram desta região colônia e assim o Brasil foi colônia de Portugal.

Assim, a América do Norte foi ocupada com objetivo de desenvolvimento e a criação de um estado estruturado.

No Brasil já foi diferente, o objetivo aqui foi de exploração de seus recursos, ouro, pedras preciosas, madeira nobre, ludibriando os índios que eram os donos da terra com presentes indecentes que eram pequenos espelhos, especiarias e bijuterias baratas.

O que mais nos indigna é que o processo de colonização continua até hoje, mesmo após 523 anos, só foram trocados o tipo de presente e o povo que o recebe, atualmente os espelhos, as especiarias e as bijuterias baratas foram trocados por bolsa família, vale gás, promessas de políticos, show em comício eleitoral, os índios daquela época somos nós que continuamos no picadeiro, agora os senhores das caravelas continuam seus comandos em uma caravela chamada Brasília.

Para refletir.